terça-feira, 18 de maio de 2010

A Dieta de Maple Syrup - "Xarope de Bordo"

Parece ser a mais nova sensação em termos de dieta.

Primeiro foi a Beyoncé que a divulgou. Agora foi a vez de Naomi Campbell.

Pois bem, ao que parece a estrela da vez é "A dieta de Maple Syrup de Beyoncé" que consiste simplesmente beber uma mistura de suco de limão, xarope de bordo (Maple Syrup), água e pimenta vermelha. Esta mistura pode ser tomada fria ou quente, mas não se pode comer nenhum tipo de comida sólida. Na verdade esta dieta pode ser encarada como uma forma de jejum. Recomenda-se fazer este regime por no mínimo de 10 dias para perder peso e barriga. Estão dizendo por aí que trata-se de uma dieta que tem efeito desintoxificante ajudando a eliminar a toxinas acumuladas no corpo.

Como esta dieta não contém nenhuma comida sólida os próprios propagadores ressaltam que é necessário ajudar o aparelho digestivo à evitar constipação. Beyoncé disse que tomava chá laxativo toda a noite e que de manhã, bebia água morna com uma pitada de sal, para agir como uma lavagem intestinal, passando pelo aparelho digestivo em no máximo uma hora. Segundo li, depois do tempo recomendado para essa "dieta" é necessário voltar a uma dieta normal com cuidado e aos poucos, pois a membrana mucosa do estômago e a flora intestinal precisam ser reconstruídas. Para isso recomenda-se terminar a dieta de bordo com suco de frutas por um ou dois dias, incluindo então sopa, frutas e verduras antes de começar uma dieta normal. Ao terminar a dieta de maple syrup sugere-se também incluir probióticos como parte de uma alimentação saudável para re-estabelecer a flora intestinal.

A receita de Maple Syrup (Xarope de Bordo) é a seguinte:

2 colheres de sopa de suco de limão (aproximadamente meio limão)
2 colheres de sopa de xarope de bordo (maple syrup) orgânico
Uma pitada de pimenta vermelha (ou ao gosto)
Uma xícara de água

A cantora e atriz Beyoncé disse que fez esta dieta por 14 dias e perdeu 9 kg para o seu papel no filme Dreamgirls em 2006.

Em outras épocas, eu certamente estaria correndo atrás do "xarope de bordo" (se bem que eu já descobri onde encontrar).

Confesso que a tentação é grande, mas sinceramente, acho que prefiro continuar com a velha combinação reeducação alimentar + exercícios.

Entretanto, se alguém já experimentou, o espaço fica aberto para compartilhar essa experiência com a gente.

Bjs,

43 comentários:

  1. Oi, boa tarde! Estou experimentando essa dieta, hoje é meu primeiro dia. Confesso que ainda não senti fome exacerbada e, tal, mas poderá dar. No lugar do xarope de bordo, estou pondo melado da cana de açúcar, pois em alguns lugares disseram que seria a mesma coisa.
    Tomara que dê certo! Pois estou precisando mesmo emagrecer uns 10kg, e com urgência!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, espero que vc consiga. Se quiser, vá relatando aqui os pontos positivos e negativos dessa dieta. Quem sabe vc acaba me convencendo também!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. na clinica onde trabalho uma cliente fez essa dieta por um mes, disse ela, e perdeu mais de 10 quilos , e ficou mais jovem,ela tinha um odor terrível, deve ser por causa da limpeza intestinal.Ela nao usavá o syrup, apenas limao e pimenta cayene Talvez porque aqui sejá difícil encontrar, porque vivo em Scandinavia.Aplausos para todos que seguem as dietas, e fazem esse tamanho sacrficio para o bem do corpo...

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar, muito obrigada pela sua participação, ainda mais estando tão distante da gente.
    Sabe que li e ouvi comentários sobre essa dieta, mas ainda não consegui falar com ninguém que tivesse passado por essa experiência e fico pensando: verdade ou mito?
    Muito legal sua participação.
    Obrigada
    Mone

    ResponderExcluir
  5. Eu vou fazer na última semana de outubro... primeiro vou preparar o corpo, como disseram na dietética que fui, e comer durante uma semana somente frutas, verduras e carne branca.. depois vou tomar o xarope (aqui na espanha se chama Sirope de Arce) e volto aqui pra contar!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lili!
    Boa sorte e independentemente do resultado, volte mesmo para contar, mesmo para nos contar os pontos positivos e negativos dessa dieta.
    Vou ficar te aguardando.
    Abraços,
    Simone

    ResponderExcluir
  7. Quero fazer essa dieta e estou muito animada, mas o problema está sendo achar o tal xarope de bordo (maple syrup) orgânico.. =/

    ResponderExcluir
  8. Oi eu vou começar a dieta mais preciso de ajuda
    eu nao sei onde compra o maple syrup organico
    eu achei uma de 250ml de 46,96 reais caro de mais pois eu precisarei de mais de uma ...porque tem que toma de 6 a 12 copos :\
    por favor me ajuda onde posso compra com mais ml e barato
    por favor me de uma resposta :D
    meu e-mail é fer_v_reis@hotmail.com

    parabens pelo blog ;D

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda,
    Vou tentar te ajudar. De que região vc é?
    Fico no aguardo.
    Simone

    ResponderExcluir
  10. Se possivel, passar o endereço para comprar o Maple Syrup organico. Pode-se deixar pronto os 8-12 copos para levar ao serviço?
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu não sei onde encontrar aqui no Brasil, eu ganhei da minha filha, mas ela comprou no exterior.
    Ouvi dizer que tem na rede Pão de Açucar. Quanto a maiores detalhes dessa dieta, não sei te informar, pois como disse no post, até agora, apesar de já estar com meu xarope de bordo (e quilinhos a mais para serem perdidos) não tive coragem se seguir essa dieta.
    Se fizer a dieta, por favor, não deixe de me contar sua experiência, seja ela qua for.
    Boa sorte!!!!
    Mone

    ResponderExcluir
  12. Vergonhoso que seja incentivada uma dieta incosequente dessas. Vão acabar com seus corpos, e certamente recuperarão todo o peso perdido em pouco tempo.

    Shame on you.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal vcs encontram o xarope de bordo aqui mesmo na net no site www.varanda.com.br

    Eu fiz esta dieta q na verdade é mais um jejum.
    Fiz por 9 dias, eliminei 6 kilos. Deu muita diferença na minha pele, cabelo muito bom mesmo.

    Mas na época eu n tinha comprado o xarope de bordo, fiz com adoçante mesmo.

    Mas lendo com mais calma aqui na net entendi que o xarope, n deixa acidez do limão prejudicar seu organismo.

    Então façam como manda na receita ok.
    abs, forte e sucesso á todas.
    Ah, realmente vc n sente fome.

    ResponderExcluir
  14. Queria comentar que esa dieta na verdade é uma forma de desintoxicaçao e nao deve ser feita mais de 10 dias, eu pessoalmente fiz ano passado: durante 5 dias só tomei para substituir o jantar, logicamente evitando no almoço carnes vermelhas, lacteos e doces depois fiz 5 dias completos e quase nao passei fome e segui 5 dias mais substituindo só o jantar.
    Depois disso eu me sentia genial, emagreci 5 kilos e fiquei super feliz, este ano repetirei sem dúvida. Aqui na Espanha compro o charope en lojas de produtos dieteticos, é bastante caro mas vale a pena se vc fizer bem com o limao, canela e caiena moida...
    Sorte a todas!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Gostava de fazer essa dieta, mas não faço ideia como encontrar o xarope e o que é caiena moida?
    Vivo em Portugal.
    Uma das coisas que não percebi é o seguinte: após termos todos os ingredientes, mistura-se tudo? e depois toma-se várias vezes ao dia? ou não?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Por favor, alguém da região de Portugal poderia fazer a gentileza de nos ajudar em relação as dúvidas da Maria Leonor?

    ResponderExcluir
  17. Olá. Soube dessa dieta agora, e estou querendo fazer, pois preciso urgentemente.
    Mais onde encontro pimenta caiena e xarope de bolde organico? Quantos copos devo tomar por dia?
    Moro em Paraopeba - MINAS GERAIS.
    Me ajudem por favor.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Mone e restante pessoal
    após uma longaaaaaaaaa busca pelo xarope de ácer, encontrei!!!! num supermercado, o continente. Achei muito caro, 25€ (espero mesmo que resulte). no entanto não percebi uma coisa que gostava que me ajudassem a perceber. Na toma desta mistura, 6 a 8 copos diários, não se pode comer sólidos e liquidos pode-se?, como por exemplo iogurtes liquidos?
    Obrigada
    M.

    ResponderExcluir
  19. Eu não sei se me expliquei bem.
    No fundo as minhas dúvidas são: só posso beber esta mistura ao longo do dia ou posso comer em simultâneo.
    obrigada.
    M.

    ResponderExcluir
  20. Cara Maria Leonor,
    Na realidade eu não fiz essa dieta, mas estou tentada a fazer.
    Pelo que entendi durante o período da dieta vc só deve beber a mistura líquida e mais nada. Teve uma outra pessoa que deixou um depoimento dizendo que fez a dieta somente no período da noite e emagreceu 5 Kg.
    De toda forma, vamos ver se alguém mais experiente pode te ajudar.
    Boa sorte e vá nos relatando sua experiência.
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  21. Olá Simone
    Comecei a dieta de Marple Syrup hoje.
    Tudo correu bem das 07h30 ás 18h, bebi 4 chavenas da preparação e não comi.
    Mas...quando cheguei a casa pelas 18h45m comi este mundo e o outro. estava cheia de fome.
    Duvido que assim funcione, mas a verdade é que se passa FOME!
    se alguem tiver sugestões são bem vindas ;)
    De qualquer das maneiras vou relatando:
    1ºdia = 68kg
    Até breve,
    M.

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria,

    Esse é meu maior receio...
    Tenho medo de ficar um tempo sem comer e depois compensar em tudo o que vier pela frente!!!
    Mas força, não desista e vá nos avisando.
    Bjs,
    Simone

    ResponderExcluir
  23. olá Simone
    estou um pouco desiludida, 2ªdia = mesmos 68Kg, 6 copos de Maple Syrup e fome.
    corre tudo bem até chegar a casa, ai como, porque, apesar desta preparação ser doce não me faz deixar de ter fome...
    Vamos ver se pelo menos dá para perder os 5kg que alguém já comentou aqui no blog que perdeu, mesmo fazendo uma refeição...
    E a Lili, a Samra que iam fazer esta dieta. Como correu? partilhem, mesmo que as noticias não sejam as melhores.
    Assim aprendemos uns com os outros.
    Até breve,
    M.

    ResponderExcluir
  24. Olá Simone
    Como prometido, aqui estou eu para contar a minha experiência. Tanto tentei que houve um dia que consegui estar sem comer o dia todo e ai avancei com a dieta. Faz hoje 10 dias que estou em jejum, apenas a beber os 6 copos de Maple Syrup e não posso negar, alguma fome.
    Nem sei se é bem fome, mas dei por mim a pensar nos diversos sabores de todo o tipo de comida, curiosamente de fruta (que~não costumo comer).
    É curioso.
    Bem, vamos aquilo que interessa, perdi 7kg. Em 10 dias de Maple syrup perdi 7 kg.
    Vamos ver o que se segue ;)
    até sempre.
    M.

    ResponderExcluir
  25. Olá Maria Leonor,
    Fico muito feliz por você, quanto a mim, não tive a mesma sorte. Dê uma lida no post de segunda e terça-feira. Atcaou meu fígado e fiquei muito mal, mal mesmo. Contudo, dos quatro copos que tomei, notei que eliminei bastante líquido o que fez uma certa diferença.
    Mas você não está comendo nada sólido???
    Não te dá dor de cabeça???
    De toda forma, parabéns pela força de vontade!!!
    Até breve
    Simone

    ResponderExcluir
  26. Olá Simone
    Lamento o que se passou contigo, espero que estejas melhor.
    Eu não tive dor de cabeça, mas tive muita fome.
    Entretanto voltei ao regime normal de refeições e sabes que mais??!!
    já AUMENTEI 2kG
    Já percebi que ou continuas com a dieta, ou talvez fazendo como a G.Paltrow que depois de ter feito esta dieta passou a fazer apenas uma refeição por dia e assim mantem o peso.
    O meu problema começou a parir de Outubro. Eu faço yoga e algum ginásio e sempre fumei (ca. de 1 maço por dia), o problema foi (e eu devia estar feliz com isso, mas as contrapartidas fazem com que me sinta bastante frustrada)
    Eu deixei de fumar em outubro e, mesmo continuando na yoga engordei 10kg e não os estou a conseguir perder.
    O peso que eu sempre tive ronda os 55/57 e está perfeito, nunca gostei de magresa. O problema é que com os meus 1.65m 67/68kg é muito peso. Não me sinto nada bem.
    Não aconselho esta dieta, perder é fácil, desde que não se como, mas recupera-se no estanto.
    Quanto a mim, o desespero instalou-se. até porque em Portugal chegou a primavera que é o mesmo que dizer que chegou o verão...
    Na pior das hipóteses volto a fumar.
    M.

    ResponderExcluir
  27. Olá Maria,
    Eu sempre desconfiei dessa dieta. Milagres não existem. Se não fecharmos a boca e não fizermos uma atividade física, já viu, não é?
    Vc já tentou seguir a Dieta de South Beach? É uma das minhas preferidas, mas atualmente tento seguir a dieta do sangue (ORTOMOLECULAR) da Dra. Heloísa Bernardes. É muito interessante.Se cuide e vá me dando notícias.
    Simone

    ResponderExcluir
  28. Estou TÃO contente que haja uma portuguesa aqui. Olá :)
    É assim, eu tenho 19 anos e quero MESMO começar esta dieta. Já comprei o xarope , no Apolónia e é bastante caro :o
    Vou tentar começar amanha a ver se consigo. Ando numa nutricionista, mas não consigo perder aqueles 5 kilos que eu tenho a mais :/ li TUDO o que havia a ler sobre esta dieta e, se a Beyoncé etc's a fizeram, não deve ser assim TÃO prejudicial mas elas podem ir ao gym em força né, logo ela que é a minha ídola :)... anyway, uma coisa que quero MESMO saber é se não dá fome de todo .. aw e queria saber se é verdade que o hálito fica MESMO mau :s
    Acho que é tudo. Agradeço a resposta. Cláudia :)

    ResponderExcluir
  29. Cara Cláudia,

    Eu não consegui fazer essa dieta. Além de muito radical, atacou meu fígado e fiquei com uma dor de cabeça danada. Se vc quiser seguir adiante, acho interessante fazer um acompanhamento com um nutricionista ou médico. Sinceramente, pessoalmente não conheci ninguém que conseguiu chegar até o fim da dieta.
    De toda forma, te desejo boa sorte e por favor, vá nos contando sobre sua experiência.

    Simone

    ResponderExcluir
  30. Olá Simone :) Sim, eu conto. Hoje pensei em mais coisas para perguntar... eu queria saber se posso beber café durante a dieta e se posso beber menos chávenas por dia.
    Aw e acho que o meu xarope é do puro... isso faz mal?
    Cláudia xx :)

    ResponderExcluir
  31. Cláudia,
    Maiores detalhes eu não sei te informar. Quanto ao fato do seu xarope ser puro, acho que esse fator é positivo para a dieta.
    Boa sorte e me escreva!!!
    Simone

    ResponderExcluir
  32. Aw Okok :)
    Começei hoje. E tomei um litro de água com sal grosso. mas não sei se serei capaz de tomar isso amanhã. SABE TÃO MAL :( tou super enjoada,.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  33. aw eu nao consegui. era preciso uma força sobrehumana para nao comer, porque eu estou sempre em casa e assim nao dá. talvez quando eu começar num emprego seja mais fácil.
    contudo senti-me triste por nao ter conseguido. mas enfim ... ._.

    ResponderExcluir
  34. Não fique triste, na realidade acho que essa dieta é muito furada. Eu tb não consegui, sem contar que passei muito mal porque atacou meu fígado.
    Boa sorte.
    Simone

    ResponderExcluir
  35. Meu deus!!!
    Vocês são loucas!!
    Li um artigo sobre essa dieta e aprofundei a pesquisa para confirmar se era verdade que a Beyoncé incentivou isso, e não acreditei quando encontrei seu blog!
    Sou nutricionista e posso afirmar para vocês, na melhor das hipóteses vocês conseguirão uma bela gastrite e um princípio de anorexia. Essa dieta não tem valor nutricional nenhum além de conter MUITAS calorias vazias, pois o Maple Syrup é extremamente calórico! A "dieta" é a mesma de qualquer garota anoréxica: ingestão zero de alimentos!!! Como mulheres adultas e supostamente esclarecidas podem cair numa conversa dessas?!!! E como cereja do bolo, assim que retomarem uma dieta normal, irão recuperar o triplo do peso perdido... francamente!!!
    Evelin

    ResponderExcluir
  36. Desculpe invadir seu blog novamente, mas esse assunto é muito sério! Agora que vi a idade de uma das moças que comenta aqui, e imagino que muitas adolescentes possam ler esse blog... uma dieta desse tipo em uma pré- adolescente pode matar, e entre os 15 e e 19 anos pode provocar perda significativa de massa óssea, prejudicar o desenvolvimento hormonal (crescimento dos seios, cabelos e unhas, assim como o período menstrual), isso tudo levando em conta que a mulher esteja saudável, uma pessoa com a saúde fragilizada ou alguma pre-disposição genética para doenças degenerativas, pode ter seu quadro agravado severamente com esse tipo de alimentação! Não incentivem essa maluquice, não existe milagre! Uma dieta equilibrada e saudável pode ser sim, gostosa de manter, e exercícios físicos melhoram todos os aspectos da vida, inclusive nos deixam com ótimo humor, e sem mau hálito!!!!

    ResponderExcluir
  37. Evelin,
    Muito obrigada pela sua participação e esclarecimentos com conhecimento de causa sobre esse tema. Qdo fiz esse post, fiz apena com o intuito de comentar um assunto que estava sendo bem divulgado na época, apesar de finalizar comentando que não acreditava em milagres, mais precisamente na mencionada dieta, confesso que cai na tentação e tentei segui-la por um dia e não consegui.
    Vc tem toda a razão.
    Obrigada pela participação.
    Simone

    ResponderExcluir
  38. a dieta não é furada... ¬¬

    só é difícil (assim como qualquer regime sério) e tem gente que não consegue. Eu a fiz por 6 dias, perdi, em média, 0,8kg por dia... ao total se foram quase 5 kg. Já faz quase um ano e nunca ganhei devolta esse peso. O único problema é que é bastante difícil conseguir cumprir (tanto é que só consegui 6 dias e nunca mais tentei novamente)... mas que perde, perde.

    ResponderExcluir
  39. Ola, estou fazendo essa dieta maravilhosa, estou gostamo mto alem de limpa o organismo,a pele fica uma seda,n/ minha opiniao todo mundo deveria fazer e dieta pelo pelo menos 1X ao ano.
    Em relacao a perder peso perde que e uma maravilha, em poucos dias uma pessoa consegui livra-se dos pesinho mau desejados em 3 dias eu perdir 2K em 3 dias mto bom levantou minha auto estima abracos. Boa Sorte p/ quem pretende fazer

    ResponderExcluir
  40. O tópico é antigo, mas vou postar minha opinião mesmo assim, porque se eu vim parar aqui, alguma outra pessoa pode vir também:

    Tô fazendo e está sendo perfeito. Tô dando uma faxina no meur organismo e, de quebra, perdendo peso. Tô só no 6° de 10 dias e já vejo uma diferença ENORME no meu corpo. Baixei dois numeros no manequim, perdi 2cm de cintura, e reduzi quase 4 Kg e as celulites reduziram e muito. Ainda que eu não tenha perdido tanto peso quanto a maioria das pessoas perdem, tô muito realizada. Assim que terminar essa, vou dar um tempo pro estomago se recuperar [pretendo fazer uma pausa de no minimo meio ano] e começo uma de 20 dias. Beijo a todas

    FUNCOONAAA!!!

    ResponderExcluir
  41. Olá a todas!

    Resido em Portugal e li atentamente todos os comentários... Apesar de ser um post antigo gostaria de deixar aqui a minha experiencia.

    Começando pelos ingredientes e quantidades:

    1 litro de água
    250 ml xarope de maple (vende no apolonia +/-7€ cada garrafa)
    250 ml sumo de limão
    1 pitada de pimenta caiena moida (ao gosto)

    Deverá misturar todos os ingredientes e ir tomando ao longo do dia.
    Poderão também fazer chá verde e ir bebendo pois vai ''enganando a fome''.
    Já fiz esta dieta o ano passado na altura do verão por 5 dias e perdi 3kilos, sendo que os retomei mais tarde por manter hábitos alimentares muito caloricos.
    Neste momento estou no 3º dia da dieta e esta tudo correndo bem.
    Pretendo levar até os 10 dias e o meu objectivo será perder 6kilos.
    Tenho 1.65m e peso 63.5kilos.

    O resultado desta dieta é um desinchamento, a pele fica mais limpa e macia, os cabelos tambem ficam com mais vida, no fundo manter este regime por alguns dias faz uma especie de desintoxicação alimentar.
    Quando se termina essa dieta deve se comer a base de sopas, saladas e sumos naturais, nao esquecendo de tomar sempre muita água ao longo do dia.
    Fazer exercicio fisico diariamente tambem ajuda nos resultados.

    Fiquem bem :)

    ResponderExcluir
  42. oi eu tenho um bebe de 10 meses e o meu corpo sexy foi se por completo. NADA me fica bem e odeio o meu corpo eu ainda estou a dar peito ao meu baby, e tenho medo ke dieta faca algum mal para o meu leite. Axa ke devo fazer na mesma? bj clara

    ResponderExcluir
  43. Vocês são meio malucas de acreditarem em uma dieta assim e quererem se submeter a ela! Claro que se elimina peso rápido com um jejum destes, a maior parte do "peso" é água (você desidrata!) e massa muscular (você queima músculos, não gordura!). Quanto mais tempo se priva o corpo de nutrientes, mais ele estoca gordura. Ou seja, vocês podem ficar 10 dias sem comer, mas as suas gorduras vão ficar intactas. Depois que passa o período de privação, vocês vão voltar a se alimentar normalmente e recuperar o líquido, além de estimular o corpo a armazenar MAIS gordura. Por isso o efeito sanfona.
    Existem formas muito mais saudáveis de fazer uma detox, tomando sucos verdes e eliminando alguns tipos de comida, de uma a duas semanas, e depois disso, logicamente, deve ser feita uma reeducação alimentar.
    Aliás, massa muscular ajuda a queimar massa gorda, então fazer exercícios de ganho de massa é ótimo pra queimar gorduras.
    Não se perde gorduras passando fome, perde-se gorduras comendo BEM e de forma saudável!
    Procurem sobre a "clean eating diet", que embora leve o nome de dieta é uma reeducação alimentar que consiste em eliminar das nossas vidas a maior parte das comidas industrializadas, e só consumir o essencial embalado, de preferência orgânico e sem aditivos.
    Ela significa ir pra cozinha e fazer seu próprio pão, seu próprio iogurte, seus próprios lanches, e alimentar-se basicamente de carnes, frutas, verduras e legumes. É o que segue grande parte dos (e das) fisiculturistas americanos, inclusive.
    As pessoas têm que aprender de uma vez por todas que não existe dieta milagrosa, que a perda de peso rápida não é saudável (e nem de gordura! Gordura é a última coisa a se queimar!), e que a fórmula pra perder e manter peso é super simples: alimentação natural e balanceada + exercícios!

    Sofia

    ResponderExcluir

E aí, o que você me diz sobre isso...